segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Ideli fala dos planos para a pesca


 Foto:Ed Ferreira - Pesca de Calão-São Miguel-Ilhéus-Ba




A nova ministra da Pesca e Aquicultura, a ex-senadora Ideli Salvatti, já trabalha com as linhas mestras que acertou com a presidente Dilma Rousseff para o setor: dar continuidade ao apoio social à pesca artesanal e incentivar mais a produção e industrialização do setor. Segundo ela, o objetivo é desenvolver a pesca e a aquicultura para explorar o potencial que o Brasil oferece, tanto no mar quanto em rios, lagos e usinas, porque, além dos 8 mil quilômetros de costa marítima, detém 12% das reservas de água doce do mundo. Para viabilizar a ampliação da produção, Ideli planeja envolver também universidades e centros de pesquisas.
A ministra elogia o trabalho dos seus antecessores, os ex-ministros catarinenses José Fritsch e Altemir Gregolin.
– Eles fizeram muito para o setor. Pegaram um pequeno departamento do Ministério da Agricultura e transformaram no Ministério da Pesca e Aquicultura – afirmou.
Para impulsionar o se tor, Ideli Salvatti pretende usar sua influência política no Congresso e no governo.
SC será a referência
Ideli Salvatti afirma que a presidente Dilma considerou o avanço catarinense no setor para definir as metas futuras ao país.
– Quero que o Brasil seja como Santa Catarina na área da pesca e aquicultura – disse a presidente, segundo a ministra.
O Estado responde por 51% da industrialização de pescados. O modelo de sucesso na área de maricultura no litoral catarinense avançou com o apoio de pesquisadores da UFSC, que trouxeram sementes de ostras de fora e adaptaram. Hoje, a região de Florianópolis responde por 90% da produção da maricultura nacional. Esse é um dos exemplos que devem ser difundidos, avalia Ideli.
Potencial do Brasil
O crescente avanço do país na agropecuária frente aos competidores mundiais, o fato de ser líder global na produção de carne bovina, um dos maiores produtores de carnes de frango e suína credenciam o Brasil a avançar, também, na produção e industrialização da pesca, afirma a ministra Ideli Salvatti. As condições naturais favorecem o país, mas é preciso equipar mais o setor e oferecer crédito acessível, avalia.

Fonte:INFORME ECONÔMICO | ESTELA BENETTI

Nenhum comentário:

Postar um comentário